Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Comunicador Biné Filho recebe professor da APAE de Manoel Ribas para entrevista ao vivo.
(Repórter Biné Filho)
Publicado em 20/08/2025 10:30
Manoel Ribas e Região
Pprofessor Paulo, falou sobre a caminhada em defesa das escolas especializadas da APAE e outros assuntos.

A Rádio Fonte FM, recebeu na manhã da quinta-feira (20), a visita do professor de educação física da Escola Rotariana Manoel Ribas (APAE), Paulo Ricardo Soethe. Durante um bate papo ao vivo, na Sala de Visitas do programa Show da Manhã, sob o comando do comunicador Biné Filho, o professor Paulo, falou sobre a caminhada em defesa das escolas especializadas da APAE, que será realizada na quinta-feira, dia 21 de agosto, com concentração em frente a APAE de Manoel Ribas, a partir das 09h. Professor Paulo também destacou a participação de uma delegação da APAE, nas Olimpíadas da APAE, nos próximos dias na cidade de Foz do Iguaçu e sobre uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ajuizada no Supremo Tribunal Federal (STF). Proposta pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, a ADI 7796 contesta a legalidade de duas leis estaduais — a Lei 17.656/2013, conhecida como “Todos Iguais pela Educação”, e a Lei 18.419/2015, que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência no Estado.

Ambas normativas garantem o repasse de recursos públicos para escolas especializadas mantidas por instituições como as Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Atualmente as famílias possuem o direito de escolha em manter seus filhos nas escolas especializadas ou escolas regulares, com o fim da escolarização ofertada pelas escolas mantidas pelas APAEs, obrigatoriamente os alunos teriam que ser incluídos na rede regular de ensino.

Ressaltamos a importância da escolarização que é ofertada pelas escolas especializadas mantidas pelas APAEs, devido ao número significativo de alunos com Deficiência Intelectual, Múltiplas Deficiências e Transtornos Globais do Desenvolvimento atendidos.

 

Foto: Paulo Ricardo Soethe

Reportagem: Repórter Biné Filho

Comentários