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Edital para obras de pavimento em concreto de rodovia entre Pitanga e Manoel Ribas já tem vencedor.
(Repórter Biné Filho)
Publicado em 25/09/2025 09:41
Manoel Ribas e Região
Também está previsto a construção de um novo viaduto do tipo rótula em desnível no entroncamento da PR 466 com a PR 487, em Manoel Ribas.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou a declaração Da empresa vencedora do edital da restauração e ampliação em concreto da rodovia PR 466 entre Manoel Ribas e Pitanga, na região central do Paraná, em um trecho correspondente à 43,05 quilômetros.
Segundo o DER/PR, o Consórcio Construtor CEA Manoel Ribas, formado pelas empresas Ellenco Construções Ltda, Afirma Evias Engenharia e Tecnologia Viária Ltda e Construtora Luiz Costa Ltda, venceu a disputa com proposta de preço de R$ 231,6 milhões e por ter a documentação habilitada por comissão de contratação do DER/PR. A obra vai iniciar no acesso à subestação de Furnas, território de Manoel Ribas, seguindo até Pitanga, terminando no entroncamento com a rodovia PR 460, sendo que a pista será totalmente restaurada utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente será utilizado como base para um novo pavimento rígido de concreto. Nos segmentos críticos de ultrapassagem serão implantadas faixas adicionais de tráfego.

Também está previsto a construção de um novo viaduto do tipo rótula em desnível no entroncamento da PR 466 com a PR 487, em Manoel Ribas. A pista da PR 466 será elevada e o tráfego da PR 487 vai passar abaixo dela em duas trincheiras, com vias marginais permitindo a troca de rodovia.
Outro viaduto do tipo rótula em desnível será implantado em Pitanga, substituindo a interseção atual com a Rua da Liberdade, disciplinando o tráfego local e o acesso à rodovia, com a PR 466 novamente sendo elevada no trecho.
Também serão realizadas melhorias no acesso à subestação de Furnas, na interseção de acesso a Manoel Ribas e no acesso para a Comunidade de Barra Santa Salete, além de pavimentação com pavimento asfáltico nos demais acessos regulamentados da rodovia além de outras melhorias.
O edital utiliza a modalidade contratação semi-integrada, que prevê elaboração de projeto executivo de engenharia em um prazo de 180 dias e execução da obra em 690 dias, totalizando 29 meses.

Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição Portal Notícias do Vale.

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