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Restauração da PRC-466 entre Manoel Ribas e Pitanga é contratada por R$ 231 milhões.
(Repórter Biné Filho)
Publicado em 25/11/2025 10:59
Manoel Ribas e Região
O investimento é de 231 milhões 605 mil reais, e contempla um trecho de 43 quilômetros.

O DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, formalizou a contratação da obra para restaurar em concreto e ampliar a capacidade da rodovia PRC-466 entre Manoel Ribas e Pitanga, na região Central do Paraná.

O investimento é de 231 milhões 605 mil reais, e contempla um trecho de 43 quilômetros. Em breve vai ser emitida a ordem de serviço da obra, que começa pela elaboração do projeto executivo de engenharia, com prazo de seis meses corridos. Após a aprovação pelo DER, começa os serviços no trecho, com duração de 23 meses.

A restauração inicia no acesso à subestação de Furnas, território de Manoel Ribas, seguindo até Pitanga, terminando no entroncamento com a PR-460. A pista existente vai ser totalmente restaurada utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente é utilizado como base para um novo pavimento rígido de concreto.

Nos segmentos críticos de ultrapassagem serão implantadas faixas adicionais de tráfego. Está previsto um novo viaduto do tipo rótula em desnível no entroncamento da PRC-466 com a PRC-487, em Manoel Ribas. A pista da PRC-466 será elevada e o tráfego da PRC-487 vai passar abaixo dela em duas trincheiras, com vias marginais permitindo a troca de rodovia.

Outro viaduto do tipo rótula em desnível será implantado em Pitanga, substituindo a interseção atual com a Rua da Liberdade, disciplinando o tráfego local e o acesso à rodovia, com a PRC-466 novamente sendo elevada no trecho. Também serão feitas melhorias no acesso à subestação de Furnas, na interseção de acesso a Manoel Ribas e no acesso para a Comunidade de Barra Santa Salete. Para mais informações, acesse o site da Agência Estadual de Notícias, parana.pr.gov.br/aen.

 

Imagem e texto: AEN/PR, com edições Portal Notícias do Vale.

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