O Santuário Diocesano Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava, acolheu no domingo, 29 de junho, o primeiro encontro da Comissão Diocesana dos Movimentos e Novas Comunidades da Diocese de Guarapuava. O evento reuniu representantes de diversas expressões eclesiais de espiritualidade e missão, vindos dos municípios de Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Nova Laranjeiras, Virmond, Palmital, Porto Barreiro, Pinhão, Candói, da cidade de Guarapuava e distritos. O bispo diocesano Dom Amilton Manoel da Silva conduziu a reflexão de abertura, abordando a importância dos movimentos e novas comunidades na vida da Igreja. Em sua fala, Dom Amilton destacou que essas expressões de fé têm papel essencial na evangelização, na vivência do carisma e na comunhão eclesial, mas alertou para a necessidade de estarem integradas à vida paroquial e diocesana. Após a reflexão, os participantes seguiram para a Catedral Nossa Senhora de Belém, onde Dom Amilton presidiu a Santa Missa, momento central do encontro. Em seguida, foi servido o almoço partilhado entre os participantes.
No período da tarde, às 13h30, o segundo tema do encontro foi apresentado por Neri Regiane de Macedo, com o título “Tinha tudo em comum”, inspirado na vivência das primeiras comunidades cristãs. A reflexão tratou da importância da partilha, da comunhão e da missão, como pilares para a vivência autêntica da fé nos movimentos e nas novas comunidades. O encontro foi encerrado com um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzido com reverência e profunda espiritualidade.
A realização deste primeiro encontro marca um importante passo na articulação e integração dos diversos carismas e expressões da fé presentes na Diocese, promovendo a unidade e fortalecendo o caminho sinodal da Igreja de Guarapuava.
Foto e reportagem: Jorge Teles
Edição: Repórter Biné Filho